A Dhesarme

A Dhesarme – Ação Brasileira pelo Desarmamento Humanitário é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, independente, sediada em Foz do Iguaçu\PR, Brasil. Seu objetivo é promover e avançar a agenda de desarmamento humanitário no Brasil e no mundo, em especial nos países de língua portuguesa e na América Latina, por meio de ativismo, nacional e internacional, advocacy junto aos órgãos governamentais e produção de conhecimento.

Por ‘Desarmamento Humanitário’, consideramos o entendimento de que os procesos de desarmamento devem ser pautados pelo imperativo humanitário de proteger a população civil dos impactos inaceitáveis causados pelo uso de certas armas. Do mesmo modo, o estabelecimento de regras e controle na comercialização e posse de qualque tipo de arma é necessário para garantir a proteção à vida e contruir sociedades pacíficas. Deste modo, consideramos processos de desarmamento e controle de armas como ações humanitárias.

A Missão da Dhesarme é trabalhar em prol do desarmamento humanitário, contribuindo para a construção de sociedades pautadas pelos valores da cultura da paz e do respeito aos direitos humanos.

A Dhesarme trabalha atualmente com cinco temas principais:

I) Minas Terrestres;

II) Munições Cluster;

III) Armas Nucleares;

IV) Armas Plenamente Autônomas; e

V) Comércio Internacional de Armas.

Apesar de estar sediada em Foz do Iguçu, a Dhesarme é uma organização cuja atuação transcende as fronteiras locais e nacionais, estando conectada a diversas organizações à nível nacional e sendo membro das principais campanhas internacionais relacionadas aos temas com os quais trabalha.