AÇÕES
A Dhesarme desenvolve suas atividades por meio de três tipos de ações:
Por ativismo, entendemos a conscientização, capacitação e mobilização da sociedade civil para atuar de forma propositiva nas diversas esferas sociais em prol dos objetivos e valores promovidos pela Dhesarme.
Acompanhamos de perto a política externa brasileira, monitorando o cumprimento das obrigações internacionais assumidas pelo país no campo do desarmamento e incidindo por políticas guiadas pela defesa da paz e pela prevalência dos direitos humanos, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e coerentes com os princípios de Direito Internacional Humanitário. No cenário internacional, acompanhamos negociações multilaterais, tratados, conferências, posicionamentos de Estados e tendências emergentes, a fim de identificar oportunidades, riscos e desafios que impactam a proteção de civis e a efetiva consolidação do Direito Internacional Humanitário.
ativismo
Realizamos pesquisas sobre marcos jurídicos internacionais de desarmamento, controle de armas e segurança humana, analisando o cenário internacional e o comportamento do Brasil nessas agendas. Também produzimos e traduzimos documentos oficiais, tratados, relatórios e materiais especializados com objetivo de ampliar o acesso à informação em língua portuguesa. Em parceria com universidades, oferecemos palestras, cursos e iniciativas de formação, contribuindo para o desenvolvimento de novos pesquisadores e a disseminação crítica do conhecimento.
advocacy
Produção de
Conhecimento
pesquisa e Extensão universitária
O projeto de pesquisa e extensão “Desarmamento Humanitário: abordagem política” foi criado em 2014 pelo professor Gustavo Oliveira Vieira e atualmente é executado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O projeto tem por finalidade envolver estudantes, especialmente do curso de Relações Internacionais e Integração, com a Dhesarme e com as principais Campanhas Internacionais de Desarmamento e Controle de Armas, como a ICBL-CMC, Control Arms, ICAN e Stop Killer Robots, representantes do que se denomina “sociedade civil global”.
O projeto desenvolve atividades de formação para novos pesquisadores e ativistas pela paz, promovendo o estudo e a investigação crítica de temas relacionados ao desarmamento humanitário e ao controle de armas, ao mesmo tempo em que apoia as iniciativas da Dhesarme junto a atores políticos para que se posicionem, de forma concreta, sobre questões humanitárias e de segurança, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Os alunos analisam as dinâmicas internacionais ligadas:
-
A erradicação de minas terrestres, munições cluster e armas nucleares;
-
O controle do comércio de armas, nacional e internacional;
-
A compreensão e prevenção da violência armada;
-
A regulação do uso de armas menos letais e a proibição do desenvolvimento de armas autônomas.
O projeto parte da compreensão do desarmamento humanitário como uma alternativa ao enfoque estratégico militar, priorizando a proteção das populações civis e os avanços alcançados por campanhas globais. Com base na metodologia de Pesquisa-Ação, os estudantes combinam teoria e prática ao participar de campanhas internacionais, desenvolver estudos e ampliar o debate público sobre paz, segurança e direitos humanos.
Entre as principais atividades desenvolvidas estão:
-
Grupo de Estudos: promove encontros mensais de leitura, debate e reflexão crítica sobre temas centrais do Desarmamento Humanitário e do Direito Internacional Humanitário, fomentando a troca de conhecimentos entre os participantes.
-
Oficinas de Cartazes Ativistas: integram teoria e prática por meio da criação de cartazes informativos sobre os impactos das armas e da militarização, expostos em espaços acadêmicos e digitais.
-
Cine Dhesarme: exibe filmes e documentários relacionados aos temas, seguidos de debates abertos, utilizando o audiovisual como ferramenta de sensibilização e aprofundamento sobre os impactos devastadores das armas indiscriminadas e de destruição em massa, especialmente sobre civis.







